O método Pilates para tratamento conservador de hérnia de disco é especialmente importante por estimular a consciência de como se mover de forma saudável, e promover o alongamento, fortalecimento e equilíbrio funcional da musculatura de toda a região que envolve a coluna, trabalhando todo o corpo de forma integrada. Ele ajuda com a flexibilidade, a postura e a redução das dores, produzindo benefícios em todos os estágios da doença e, principalmente, na prevenção de sua ocorrência.
Não há como negar a importância da coluna para a saúde e qualidade de vida das pessoas. Afinal de contas, ela não só atua na sustentação, como também na mobilização e estabilização dos movimentos do corpo. Ela ajuda no alinhamento, na simetria e no controle dos movimentos produzidos pelo corpo.
Os discos intervertebrais estão localizados entre as vértebras cervicais, torácicas e lombares. Dentre outras funções, eles servem como amortecedores e impedem o choque entre as vértebras. Sua composição é de tecido fluido, cartilaginoso e elástico, que vão se desgastando ao longo do tempo. Por consequência, ocorrem degenerações, como a formação da chamada hérnia de disco.
Apesar de a má postura ser a principal causa da hérnia, existem outros fatores que podem colaborar para o surgimento desses problemas, tais como:
· Traumas ou lesões na região
· Histórico familiar da doença
· Idade avançada
· Tabagismo
· Ficar em pé ou sentado por muito tempo no dia a dia
· Desgastes
· Muito esforço físico
Com tantos fatores que podem influenciar no aparecimento da hérnia de disco, é importante que o indivíduo tenha bons hábitos, principalmente fazendo atividade física regularmente.
Comentarios